Páginas

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Caminhada História do Natal


A sugestão de reunir natalenses e turistas num roteiro que passa por 25 pontos turísticos da capital potiguar é a proposta da 2ª Caminhada Histórica do Natal, que vai ser realizada sábado (4) a partir das 14h. Realizado pela Viva Promoções, a segunda edição do evento promete ser um verdadeiro exercício para o corpo e para a mente, como foi em 2008. Tudo isto aliando o resgate da história que está intrínseca nos corredores histórico e cultural dos bairros mais antigos da cidade: a Ribeira e Cidade Alta.

O roteiro inclui lugares que muitas vezes são vistos, mas não apreciados, segundo conta o organizador do evento, Jarbas Filho. Prédios que revelam a trajetória histórica da Natal colonial até as atuais edificações cosmopolitas. Ele comentou que os participantes serão guiados por trinta orientadores mirins, além de outros guias profissionais. A consultoria histórica da caminhada é do professor Alexandre Rocha.

O percurso começa com um show da Orquestra Sinfônica do Natal, na Praça André de Albuquerque, marco-zero da cidade e ponto geodésico da capital. O roteiro termina na Rua Chile, Ribeira, onde três artistas potiguares comandarão uma festa: Nonato Negrão, Sueldo Soares e Pedrinho Mendes. Além disso, as visitas incluem diversos prédios representativos na história de Natal, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação e o Palácio Felipe Camarão (hoje sede da Prefeitura), além da Capitania das Artes, Solar Bela Vista, antiga casa de Câmara Cascudo, Teatro Alberto Maranhão e o antigo Grande Hotel.

Segundo Jarbas Filho, este ano o evento vai contar com diversos materiais de divulgação e promoção. Está previsto, além do guia com o roteiro, um site na internet, um concurso de fotografias e de redações. "Nosso foco", ele frisou, "é o turista interno, o natalense. Inclusive estamos acrescentando mais alguns monumentos, para que tanto pessoas daqui quanto turistas de fora descubram o quanto Natal é um importante destino turístico cultural".

Contando com o incentivo da Lei Câmara Cascudo, como fruto deste trabalho a Viva Promoções planeja produzir um documentário sobre cada um dos monumentos visitados, para ser distribuído nas escolas públicas, se constituindo uma importante ferramenta de ensino. A produção de um site, aliás, também servirá a este e outros propósitos. O turista estrangeiro, por exemplo, vai ter versões em inglês e espanhol, assim como às legendas nos vídeos.

Como participar

Quem tiver interesse em participar da Caminhada Histórica do Natal deve fazer uma doação de alimentos não perecíveis ou livros nas lojas da rede Nordestão ou na livraria Siciliano do Midway Mall. Os alimentos serão encaminhados à Casa do Bem, Rotary e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gacc). Os livros devem ser encaminhados à Fundação José Augusto e à Biblioteca Pública da Capitania das Artes. 

O evento conta com a participação de diversos parceiros: Prefeitura do Natal, Governo do Estado, Governo Federal, Inter Tv Cabugi, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria Municipal de Turismo, Empresa de Promoções Turísticas (Emprotur), Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste, Unimed, Supermercado Nordestão, UnP, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), colégio Marista, MaxMeio, rádio 98 FM, Siminea Consultoria Contábil, Fundação José Augusto, Assembleia Legislativa, CNA, Midway Mall, Federação do Comércio, Sesc, Senac, Fiern, Sesi, Máster Rent a Car, Siciliano, Ponta do Sol, Sal e Brasa, Tribuna do Norte, Jornal de Hoje e este vespertino CORREIO DA TARDE. Segundo os organizadores, todos têm interesse em divulgar a cultura, música, folclore, dança, o repente e shows dos nossos artistas.

Representando o Sebrae-RN, José Ferreira de Melo parabenizou os organizadores no almoço que reuniu a imprensa, patrocinadores e organizadores no restaurante Sal e Brasa há cerca de um mês para divulgar a caminhada. "Estamos à disposição para apoiar projetos dessa natureza", comentou à época. César Revoredo, presidente da Capitania das Artes, disse que promover eventos culturais como a 2ª Caminhada Histórica do Natal é condição fundamental para a renovação da mentalidade da cidade, com o surgimento de novos valores. "O roteiro da caminhada é um reviver à história de Natal. Quando se fala num prédio, não é só a arquitetura que se preserva, mas as histórias que cercam estes lugares".


O roteiro

Praça André de Albuquerque (Marco Zero, 1888)
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (1599)
Instituto Histórico e Geográfico
Memorial Câmara Cascudo
Praça Pe. João Maria
Casa Colonial (sede do IPHAN/RN)
Museu Café Filho (ou Sobradinho)
Palácio Potengi (ou Palácio da Cultura)
Praça Sete de Setembro
Palácio Felipe Camarão (sede do Governo Municipal)
Casa do Estudante
Prédio do Serviço Social do Comércio (Sesc)
Prédio da Ordem dos Advogados do Brasil
Praça das Mães
Capitania das Artes
Solar João Galvão
Solar Bela Vista
Casa de Câmara Cascudo (1898-1986)
Antigo jornal 'A República'
Colégio Salesiano São José (antiga casa de Juvino Barreto)
Praça Augusto Severo
Teatro Alberto Maranhão
Antigo Grande Hotel (1935)
Praça José da Penha (1930)
Rua Chile (antiga Rua do Comércio)


Um comentário:

Paulo Costa disse...

Muito bom descobrir esse blog. Conheci através das fotos antigas no facebook.
Forte abraço e sucesso.

Paulo Costa
veteranskate.blogspot.com