Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

"Minha opinião pessoal não vale de nada."

Essa frase primorosa veio de Demétrio Torres, secretário para assuntos relativos à copa 2014. A entrevista realizada pelo Jornalista Sérgio Ronaldo saiu no Caderno Muito // O Poti, deste domingo 03/07 confira:

Demétrio Torres preferiu omitir opiniões e encerrar o assunto quando o tema da importância do patrimônio cultural para a cidade foi abordado. Ainda assim, confessou o motivo para a demolição do Machadão: aspectos técnicos, sem consulta à sociedade ou consideração pelo patrimônio cultural àquele que já foi considerado o "poema de concreto" da cidade. O diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) acumula também a função de secretário da Copa no novo governo estadual, desde 1º de janeiro. Também participou da atual gestão municipal como secretário de Obras e Viação. Tem longo currículo na área da engenharia e na administração pública.


Quais aspectos foram considerados para decidir-se pela demolição do Machadão? 

Todos os aspectos foram técnicos: a localização (região central da cidade onde passam 70% das linhas de transporte), a fácil acesso ao aeroporto, aos hoteis, à rede hospitalar de alta complexidade.

A cidade perde parte de sua memória cultural com essa decisão? 

Como é uma obra ultrapassada se comparada aos grandes estádios do mundo, penso que o Machadão já cumpriu seu papel.

Quais atores sociais foram consultados para esta decisão? 

Olha, a opção foi feita no ano passado. Assumimos o governo e já não cabia mais esse tipo de discussão (a reportagem não conseguiu contato com o primeiro secretário da Copa, Fernando Fernandes).

Qual seria a opinião do senhor se ainda coubesse? 

Minha opinião pessoal não vale de nada. A obra já está em andamento.

Se outro patrimônio da arquitetura moderna, a exemplo do prédio do DER, estivesse passível de demolição, o senhor seria a favor?

Como é, homem? Você não disse que o assunto seria o Machadão?

Disse que o tema seria a arquitetura moderna de Natal e o Machadão seria um exemplo.

Bom, pra mim o assunto está encerrado.

---

Eu encerro dizendo que: um homem sem opinião é um idiota.

Nenhum comentário: