Páginas

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

João Pessoa dando de "capote" em Natal

Quando eu era criança [na década de 80], meus pais me levavam para pedalar na única ciclovia que existia na cidade, ela fica na lateral do Palácio dos Esportes e até semáforo tinha. Naquela época o ciclismo não era tão difundido quanto é hoje e o trânsito era leve. Em Lagoa Nova eu fiz passeios longos, quase de tardes inteiras, e apesar de minha mãe pedir para eu apenas dar a volta no quarteirão, eu seguia desbravando novos horizontes, era fantástico.
Atualmente Natal não tem ciclovias [calma que eu chegarei na Via Costeira], de uns três anos para cá, eu me dirigia [de carro] nas terças e quintas para o posto Texaco na rota do sol, lá me encontrava com uma turma de desconhecidos mas ciclistas apaixonados. No início eram uns 20, ano passado chegava a mais de 60. Algumas lojas também organizam passeios, é o caso da Bike Aventura e isto prova que Natal precisa da ciclovia.
Quando da reforma da Via Costeira, prometeram uma ciclovia, mas o que se tem lá é uma vergonha:
1º O piso da ciclovia tem que ser da altura da dos carros [como era antes da reforma];
2º Tem postes e orelhões no meio da ciclovia;
3º Você passa em frente da entrada de vários hotéis e [claro] não tem preferência, outro dia quase passaram por cima de mim;
4º Pedalar à noite é pedir para ser assaltado.

Algumas matérias sobre a nova Via Costeira:


E aí vai encarar a ciclovia da Via Costeira?


Mas vamos falar de João Pessoa, a cidade mais próxima de Natal, para mim se mostrou uma cidade moderna e com atrações mais interessantes que as nossas, por exemplo tem ciclovia e locação de bikes... que coisa não? Quero morar em JP. Veja algumas fotos e fique com vergonha de morar em Natal:

 Mobilicidade em João Pessoa
Liberação automática após cadastro

Painel para locação

Funciona assim: você entra no site Mobilicidade e faz uma assinatura mensal de R$ 15,00 e retira a bike e devolve em um dos três pontos distribuídos pela cidade, é o início, mas é fantástico. No projeto estão previstas 8 estações e 80 bicicletas para locação.
Esse método não é novidade, em Paris o sistema chama-se Velib e lá atualmente são 1.200 estações e 17.000 bicicletas para locação espalhadas pela cidade.

Sistema Velib em Paris


O ABSURDO é Natal ser governada por uma prefeita "verde" e não termos incentivo nenhum para os transportes alternativos. Fazer o que não é?

Nenhum comentário: