Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

BICICLETADA JUNHO!

Convido a todos a retirarem as bicicletas do quarto de despejo e participarem da Bicicletada Natal. A desse mês sairá às 16hs da Antiga Cefet [como sempre] e irá em direção ao Parque da Cidade para fazer um protesto sobre o abandono do Parque.

Bom, nos fóruns de discussão da comunidade de Natal, existem muitas opiniões sobre o sentido da bicicletada. Alguns querem acabar com todos os carros de Natal e com a dita "sociedade do automóvel" [o que é uma idiotice] e outros querem apenas espaço para ciclovias e a convivência pacífica com os motoristas [bom senso].

Bom para acabar com a polêmica colocarei aqui o texto retirado de Bicicletada.org que mostra o real propósito do movimento indicado para quem quer ajudar. Nesse mesmo site, em Multimídia encontramos alguns arquivos em PDF  com orientações de como participar da bicicletada e várias dicas para os ciclistas, afinal não somos donos da rua, mas devemos ter nosso espaço respeitado.

"A Bicicletada é um movimento no Brasil e em Portugal inspirado na Massa Crítica, onde ciclistas se juntam para reivindicar seu espaço nas ruas.

Não existe um objetivo central, mas diversos objetivos sempre decididos pelos participantes. No entanto um mote em geral une os participantes. A Bicicletada serve para divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

A Bicicletada, assim como a Massa Crítica, não tem líderes ou estatutos, o que leva a variações de postura e comportamento de acordo com os participantes de cada localidade ou evento.

Dentre a pluralidade de motes, está o lema "um carro a menos", usado principalmente para tentar obter um maior respeito dos veículos motorizados que trafegam nas ruas saturadas das grandes cidades. Outro slogan levantado é o "Nós somos o trânsito". A idéia é deixar claro aos motoristas que a bicicleta é apenas mais um componente da mobilidade urbana e que merece o devido respeito."

Pedalar é muito bom, faz bem à saúde e melhora o seu dia. Nesse quadro temos alguns benefícios da bicicleta, abaixo também os panfletos originais da bicicletada.org.










Bom passeio à todos.

Nenhum comentário: