Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2009

TIROL - 3ª PARTE

Continuando a série Bairros de Natal hoje falarei um pouco dos pontos de interesse do Tirol, que por fazer parte do nosso cotidiano muitas vezes são esquecidos. Por exemplo o Museu Câmara Cascudo.
Inaugurado na década de 60 o Câmara Cascudo é um museu de ciências naturais e antropológicas mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nele estão expostos fósseis, maquetes, reproduções de ambientes e etc. Quando eu fui ainda criança o que me impressionou foi a exposição de fósseis, aconselho a todo pai e mãe levar os seus filhos lá, afinal museu é cultura. Mas enfim o museu localiza-se na Av. Hermes da Fonseca 1398 em frente ao 16R.I. e o horário de funcionamento é de segunda à sexta das 8h às 11:30 e das 14h às 17h30, nos sábados e domingos de 13h às 17hs. O site oficial é ESSE. A entrada e muito barata e vale a pena levar os guris lá.


Museu Câmara Cascudo


Quase em frente ao Museu temos ainda na Av. Hermes da Fonseca o 16º Batalhão de Infantaria motorizada do (16ºBIMtz) , também inagurado há muito tempo atrás mais precisamente em 1942, ainda quando o tirol era um bairro afastado da cidade.
As únicas lembranças que tenho de lá são: A minha apresentação no serviço militar [infelizmente] obrigatório. Lembro de que por um certo motivo não servi o exército ficando como reservista e um rapaz que estava sentado ao meu lado me perguntou se eu tinha 'ficado', eu respondi que não e ele falou 'eu fiquei, hahahaa'. Riu de mim como se fosse uma coisa excelente ficar recebendo gritos e limpando o chão da pátria mãe. Mas depois entendi que o pessoal que se interessava em ficar, muitas vezes eram pessoas sem condições nem de comer às vezes. 
A outra lembrança é até recente, uma exposição de helicópteros que aconteceu por lá, mas enfim o local conserva muito da mata-atlântica e é bastante espaçoso. Ao lado temos o hospital da guarniçao.


16º Batalhão de Infantaria Motorizada


Apelidada de a 'Babilônia do Tirol' pela alta sociedade de Natal que frequentavam as festas noturnas, a sede do América Futebol Clube que fica na Av. Rodrigues Alves, teve sua inauguração em julho de 1966. O América foi o primeiro time potiguar a ter a sua própria sede, que também era seu campo de treinamento. 



América Futebol Clube - Sede Social


Famosa pelos seus carnavais do final da década de 60 e início da 70, também foi um local de encontro dominical das famílias Natalenses que tinham o hábito de almoçar fora de casa no seu antigo restaurante Nick Buffet no final da década de 80 e início de 90. Fica próximo do Quartel General da Polícia Militar e da 'extinta' Cidade da Criança. 
Teve parte do seu terreno vendido para pagar os 'pregos' do time do América, onde hoje fica um prédio de classe média alta, de mesmo nome do clube. 


Churrasqueira do Castelo

Acima vemos a churrasqueira de um dos Barzinhos que pertubou o juízo de muita gente, inclusive o meu. O violonista desafinado e seu violão que não fica atrás, infernizava a vida de quem morava ao redor do Castelinho. O repertório era mal cantado e tocado além de se repetir de quinta à sábado. 

Na foto abaixo, na mesma esquina do Castelinho temos um buraco histórico, assim como tantos outros em Natal. São aqueles buracos que do nada aparecem, são tapados pela operação 'tapa-mas-nem-tanto-buracos' e fazem parte da nossa vida. Em alguns trechos do Tirol [outros bairros também] a gente sabe até decorado a localização deles. Esse do exemplo abaixo, desde a minha mudança para o Tirol ele existe; já é quase de estimação, quando é tapado fico triste.



Buraco Histórico entre Av. Afonso Pena e Joaquim Fagundes

Na próxima parte, falarei dos Barzinhos e botecos atuais e de outras peculiaridades do Tirol.

Um comentário:

ogj disse...

Por falar em câmara cascudo, tá rolando a semana do museu aqui em Natal city, eu vi no guia "solto na cidade" mas esqueci de roubar o meu... gostei da churrasqueira, você pegou tétano tirando essa foto?