Páginas

terça-feira, 5 de maio de 2009

TIROL - 2ª Parte


Na segunda parte da apresentação do Tirol trago o mapa do bairro com os seus limites e estarei falando sobre algumas atrações e curiosidades do bairro, vamos a elas:
Tirol é um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte, Brasil. Esse bairro ostenta relevantes imagens simbólicas positivas, desde a época em que foi criado, para abrigar a elite. Suas ruas e largas avenidas, projetadas pelo arquiteto Giácomo Palumbo, dão um ar de modernidade ao bairro, fato que diferencia a cidade das demais capitais nordestinas. Atualmente ele continuam atraindo as classes elitizadas, com um dinâmico processo de renovação do estoque habitacional e, conseqüentemente, do padrão do ambiente construído, a maioria em processo de verticalização. Eles concentram as maiores rendas médias, que chegam a índices maiores que 350% da renda média do município e mais de 240% da renda da Região Administrativa em que se insere (Zona Leste de Natal). Assim, ele apresentam um dos mais altos preços imobiliários, tendo em vista os seus atributos, tais como: elementos paisagísticos de grande valor, boas condições relativas ao provimento de infra-estrutura e serviços públicos, localização central e acesso fácil à todas as partes da cidade; além do status especial e da qualidade de vida de quem mora nesse bairro. 
Por isso, o maior percentual de imóveis em aquisição da concentra-se lá, que é considerado por muitos o lugar mais vantajoso para se morar em Natal.
No Tirol, encontramos algumas opções de lazer e entre elas uma que utilizei bastante com o meu filho há uns nove anos, A Cidade da Criança:
Hoje podería chamar de Matagal/Fazenda da Criança, mas não por conter animais típicos de fazendas ou granjas, mas pela quantidade de mato e sujeira que encontrei quando bati as fotos nesse fim de semana. Se você fizer uma busca rápida no google sobre a Cidade da Criança você encontra o seguinte resultado: 'Parque localizado na Avenida Rodrigues Alves (bairro Tirol), em Natal-RN, tem suas instalações voltadas, principalmente para o público infantil. Conta com parque florestal , zoológico com playground, pista de cooper, passeio de quadriciclo, pedalinho, capela, concha acústica, escolinha de arte e biblioteca. Além do lazer que se promove no Parque, as crianças podem fazer cursos regulares de artes plásticas, na Escolinha de Pintura Newton Navarro, e leitura e pesquisa, na biblioteca infanto-juvenil Miriam Coeli. Na concha acústica acontecem diversos shows e espetáculos.' Até parece... Mas tudo isso era verdade.
Quando meu filho era criança, em quase todo domingo íamos passear de bicicleta e visitar o mini-zoológico, além de ver as apresentações dos palhaços e etc. Atualmente o que toma conta é a comprovação da desorganização do governo juntamente com o descaso ao cidadão. A Lagoa Manoel Felipe é um foco aberto e gigante de dengue e ninguém faz nada para mudar, está lá, apesar da campanha contra a dengue. Infelizmente Natal que é uma cidade bastante arborizada e a prefeitura não disponibiliza essa estrutura em prol do povo. 
Um dos poucos lugares que são aprazíveis de se visitar durante o fim de semana é o Parque das Dunas, antigo 'Bosque dos Namorados'. Esse realmente é um dos poucos lugares de Natal em que os administradores tem uma visão futurista buscando sempre a melhor adequação desse espaço ao público que visita-o, ora para passear, caminhar ou trazer seus filhos para um maior contato com a natureza. Além do mais é um dos poucos lugares públicos que encontramos banheiros, restaurante e lanchonete.
Enfim na próxima parte sobre o Bairro do Tirol, falarei mais sobre o Parque das Dunas, 16º R.I., Museu Câmara Cascudo, Sede Social do América e outros atrativos para os moradores e turistas.

4 comentários:

ogj disse...

Ei rapaz! Você sabe melhor do que eu que não é 16 R.I. ... é 16 B.I.

ONG disse...

Lamentável!!!! Um espaço tão lindo!!! Completamente abandonado!!
É preciso que as autoridades tomem providência!
E que seja criado uma área verde onde todos os natalenses possa passear com seus animais!

ONG disse...

Lamentável!!!! Um espaço tão lindo!!! Completamente abandonado!!
É preciso que as autoridades tomem providência!
E que seja criado uma área verde onde todos os natalenses possa passear com seus animais!

josemara disse...

fiquei muito triste com a noticia do descaso pois quando criança fui muito a essa area de lazer"cidade da criança" e era realmente um lugar maravilhoso!que pena que esta ao abadono!pois tenho ate hoje lembraças maravilhosas desse local.