Páginas

quarta-feira, 20 de maio de 2009

E POR FALAR EM MUSEU...

O Dia Internacional do Museu é comemorado em 18 de maio e para celebrar o Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan (Demu/Iphan), promove, do próximo domingo (17) até o sábado (23), a 7ª Semana Nacional de Museus, com a participação de diversas cidades brasileiras. 

Em Natal, os eventos se dividem entre os principais museus. No Forte dos Reis Magos será aberta à visitação a exposição “Do Marco ao Forte - Um roteiro imagético das praias do litoral Norte”.

O Museu de Arte Sacra, ao lado da Igreja Santo Antônio, na Cidade Alta, recebe a exposição “Roteiro Turístico das Igrejas da Cidade do Natal”; enquanto o Museu Café Filho apresenta a mostra fotográfica “Edificações de uso residencial: um roteiro patrimonial”.

O Memorial Câmara Cascudo, da praça André de Albuquerque, continua com a exposição “Ler/sonhar: signos da busca da brasilidade nas dedicatórias de Mário de Andrade a Câmara Cascudo”.

A mostra reúne correspondências e obras trocadas entre os dois intelectuais entre 1924 e 1944, além de objetos, como o ganzá presenteado pelo coquista potiguar Chico Antônio a Cascudo, por ocasião de sua visita com Mário de Andrade ao Engenho Bom Jardim (Goianinha/RN) em janeiro de 1929.

Nos dias 22 e 23 de maio, a Pinacoteca do Estado, na praça 7 de Setembro será palco do seminário Patrimônio e Turismo, além de expor o “Roteiro de um Turista Aprendiz”. 

O Museu de Cultura Djalma Maranhão receberá na segunda-feira (18) a diretora do Iphan-RN para uma palestra sobre patrimônio cultural. 

O museu também vai exibir filmes e vídeos documentários terça (19), quarta (20) e quinta-feira (21), às 10h e 15h. Enquanto isto, a exposição de Arte Naif estará aberta à visitação.

Já o Museu Câmara Cascudo, na avenida Hermes da Fonseca, fica com a exposição “Caminhos do Mar”, fotografias que retratam o turismo e as outras atividades econômicas desenvolvidas à beira-mar no Rio Grande do Norte e a exposição “Pipa: conciliando turismo e proteção ambiental” com rochas, réplicas da fauna marinha e trilha sensorial. 

Quem visitar o Museu Câmara Cascudo, verá ainda a projeção contínua do filme “O Museu Câmara Cascudo: uma opção para o turismo cultural do RN”. 

Nenhum comentário: